quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

AULA 03 - EXERCÍCIOS DE CRIAÇÃO E EDIÇÃO DE IMAGENS






Para sua criação atente para:
A relação entre linguagens, para isso observe as questões técnicas e poéticas na construção de suas obras sendo elas:

1. Qualidade da Resolução da Imagem [impresso de 200 a 266 dpi]

2. Recorte com maior precisão, sem rebarbas.

3. Sintaxe [equilíbrio, contraste, união, relação] - isto é a união entre elementos [morfologia]
Contraste de cor, luz, forma, sentido]

3.1 Semântica [símbolo, mensagem, conceito]

4. Trocas Sinestésicas

5. Identidade | Familiaridade | Reconhecimento

6. Linguagem [imagem, palavra, QR Code]

7. Poética

8. Humano, Corpo, Indivíduo

9. Público

10. Referências

11. Suporte [material, tamanho, impressão]




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS










VÍDEOS SUGERIDOS

THE PRADO by FRANCESCO JODICE
CURTO


THE PRADO by FRANCESCO JODICE
LONGO


MARINA ABRAMOVICH


LOUISE BOURGEOIS / THE NEON DEMON / A PELE QUE HABITO

Leitura das imagens: Obras da artista plástica francesa Louise Bourgeois que entre suas criações estão as representações do corpo. Relações imagéticas podem ser encontradas nas obras The Neon Demon [de modo poético] e a Pele Que Habito [relação direta];
Em A Pele que Habito a personagem Vicente [interpretado por Jan Cornet e por Elena Anaya tem corpo fragmentado, destruído e reestruturado, coberto por tecidos. Este corpo é espelhado na representação plástica das obras da artista franco americana Louise Bourgeois que traz obras da figura humana fragmentada, costurada, retorcida e reconstruída.
No filme The Neon Demon em determinado momento da trama a personagem Jesse (interpretada por Elle Fanning) se encontra em um ambiente em que uma performance se apresenta. A representação plástica da performance é semelhante representação plástica da obra “The Arch of Hysteria” de Louise Bourgeois





A Pele que Habito | Direção de Pedro Almodovar  | 2011





Obs. Freud estudou hipnose e foi aluno de Jean Martin Charcot

A ideia de um corpo se partindo ao meio ou a ideia de subir ou descer em um vazio ou alguma profundidade de algum tipo. Os movimentos da cintura e da espinha se inclinam sobre a borda da vulnerabilidade. Também exerce flexibilidade, poder e resistência. Mas como isso se relaciona com o Arco da Histeria?

O neurologista francês Jean Martin Charcot baseara suas teorias nas origens da histeria hereditária documentando vários estudos sobre pacientes do sexo feminino. Ele descreveu os sintomas da histeria como uma mistura de tensão, imobilidade de membros e estado emocional instável e extremo. Ele associou essa teoria a ser mais relativa nas mulheres do que nos homens. Na prática de Bourgeois foi influenciada por essa teoria neurológica francesa sobre a histeria. Ela subverte esta teoria diretamente relacionada a mulheres e implementa a composição de "O Arco da Histeria" em uma forma masculina. 

A histeria é a presença de sintomas neurológicos sem qualquer dano neurológico detectável que possa explicar (ver anterior ) e a imagem superior à direita é retirada de um livro do final do século XIX, "Palestras sobre as Doenças do Sistema Nervoso", de Jean-Martin Charcot. que argumentou que os pacientes com epilepsia histérica podem mostrar esse tipo de postura corporal que ele chamou de 'Grande Hysterie Full Arch'.

The Arch of Hysterie, Louise Bourgeois, 1993.






Cena do filme A Pele que Habito

Cena do filme A Pele que Habito

















The Neon Demon | Direção Nicolas Winding Refn | 2016






Cena do filme Demônio Neon



DOGVILLE - Retrato de um comportamento humano




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